O WhatsApp trouxe ao Brasil o seu sistema de pagamentos e envio de dinheiro. A novidade é voltada tanto para pessoas físicas quanto jurídicas e permite transferir dinheiro diretamente pela tela de conversa no aplicativo.
O recurso já estava disponível na Índia – maior mercado do aplicativo – e agora chega ao país do “Zap”. A função utiliza a estrutura do Facebook Pay, que também é compatível com o Facebook, Instagram e Messenger.
Um exemplo citado pelo WhatsApp é fazer vendas diretas pelo app, aproveitando o recurso de catálogo de produtos. Clientes de lojas podem consultar o acervo de itens, tirar dúvidas e fechar a compra, sem trocar de aplicativo.
Para evitar compras acidentais, a transação é autorizada apenas após o preenchimento de uma senha de seis dígitos ou a aprovação com algum recurso de biometria do celular (reconhecimento facial ou impressão digital, por exemplo).
Para os usuários que já receberam o recurso – o WhatsApp está liberando a novidade gradualmente entre os brasileiros – transferir dinheiro é quase tão simples quanto enviar um meme. Mas antes é preciso fazer um cadastro do seu cartão de crédito ou débito:
Feito isso, basta repetir os passos para enviar um anexo na sala de conversa:
O WhatsApp informou ao Canaltech que os valores transferidos entre pessoas físicas transitam diretamente entre contas bancárias — para isso é necessário cadastrar um cartão de débito ou múltiplo no procedimento listado acima — ou partem do cartão de crédito de quem paga para a conta bancária de quem recebe.
Já no caso das empresas, é preciso registrar uma conta com a processadora de pagamentos Cielo ou utilizar um cadastro existente. O mensageiro oferece um tutorial em vídeo de como tudo funciona que pode ser visto a seguir:
O WhatsApp reforçou que o aplicativo não processa ou armazena os pagamentos e transferências, ou seja, não funciona como uma conta digital ou carteira virtual.
Por enquanto, o sistema é compatível apenas com os cartões de crédito e/ou débito com as bandeiras Visa ou MasterCard emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank ou Sicredi (incluindo a conta digital Woop), enquanto os pagamentos são processados pela Cielo. Segundo o WhatsApp, o programa está aberto para a participação de mais bancos no futuro.
Ainda de acordo com o mensageiro, a transferência de dinheiro pelo WhatsApp não tem tarifas. Já as empresas pagarão uma taxa de processamento para receber pagamentos dos clientes, como acontece atualmente com as maquininhas.
De acordo com o WhatsApp, o recurso será disponibilizado gradualmente a partir de hoje para todos os usuários no Brasil — para verificar se ele já está disponível para você, acesse o link wa.me/pay do seu celular.
Fonte: https://canaltech.com.br/apps/whatsapp-pay-como-usar-166439/