O Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos, vem conquistando cada vez mais território. Ganhou música, virou espaço de paquera e movimentou R$ 83,4 bilhões em transações até dezembro de 2020.
No varejo online ou presencial, “fazer o Pix” vem, aos poucos, ganhando espaço. De acordo com o Banco Central, a adesão do Pix pelo varejo vem crescendo de forma gradual. Em novembro, cerca de R$ 1,3 bilhão foram transferidos de pessoa física para empresas (P2B) –transações que, em geral, envolvem o setor. Este número subiu para R$ 6,3 bilhões, em dezembro, R$ 10,7 bilhões, em janeiro, e R$ 14,5 bilhões, em fevereiro.
Apesar de crescentes, as transações desse tipo ainda estão bem longe das transferências feitas de pessoas para pessoas (R$ 76 bilhões em fevereiro) ou de empresas para empresas (R$ 57,6 bilhões).
“As condições para os lojistas receberem com Pix estão amadurecendo cada vez mais, tanto é que estamos vendo um movimento crescente de estabelecimentos disponibilizando essa novidade aos clientes. Há também o desafio, para uma penetração mais massiva do Pix no varejo, da mudança de hábitos e da conscientização dos varejistas sobre os benefícios do Pix”, disse o BC, em nota.
De acordo com Carlos Neto, CEO da Matera, uma das instituições que participou da cocriação do Pix junto ao Banco Central, para a ferramenta ingressar de vez como meio de pagamento no varejo é interessante que o setor impulsione seu uso, seja dando desconto ou outro tipo de incentivo ao consumidor.
Aqui se aceita Pix: GPA, B2W e Carrefour
As grande varejistas vem buscando incluir a nova forma de pagamento em suas frentes de mercado, seja nas lojas físicas ou no e-commerce.
O GPA oferece a forma de pagamento em todas as lojas físicas do Grupo: Extra Hiper, Mercado Extra, Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar, Mini Extra e Compre Bem. No e-commece, o meio de pagamento ficará disponível nos próximos meses, segundo a empresa.
De acordo com Cedric Faustino, Gerente Geral de Serviços Financeiros do GPA, utilizar o Pix no momento de finalizar a compra traz benefícios para os clientes, mas também para os varejistas.
A BW2 implementou o Pix no e-commerce das lojas Americanas e está na fase de testes para realizar a implementação nas lojas físicas. No início do ano, a Companhia ofereceu 5% de desconto nas compras realizadas em suas plataformas digitais utilizando o Pix.
“A Americanas.com tem a experiência de compra e conveniência entre os objetivos de tudo que faz, e incentiva os clientes a usarem o Pix em suas plataformas digitais”, disse a companhia, em nota.
O Carrefour já utiliza o meio de pagamento nas lojas físicas e diz que terá, em breve, no e-commerce.
“[A recepção] foi muito positiva. Os mais aficionados em tecnologia procuraram se informar para começar a utilizar, porque é muito simples e fácil utilizar a ferramenta”, diz Luis Mauricio Bressan, Diretor Financeiro da rede.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/business/2021/04/05/pix-avanca-devagar-no-varejo-para-especialista-falta-dar-desconto-e-incentivos?utm_source=social&utm_medium=facebook-link&utm_campaign=business–cnn-brasil&utm_content=link